A princesa, habitualmente morena, surgiu com o cabelo loiro, o que imediatamente gerou uma onda de comentários e críticas nas redes sociais.
As opiniões dividiram-se: enquanto alguns elogiaram a mudança, outros consideraram que a cor não a favorecia e chegaram a especular sobre o uso de perucas ou extensões. A controvérsia intensificou-se quando, dois dias depois, num jogo de râguebi, o seu cabelo pareceu mais escuro, levantando dúvidas sobre se teria pintado novamente o cabelo ou se o penteado diferente criava uma ilusão de ótica.
Uma teoria avançada pela stylist Christen Francis sugere que a princesa poderá estar a aclarar o cabelo gradualmente para facilitar a transição para os cabelos grisalhos.
A intensidade das críticas levou a reações de figuras proeminentes.
Sam McKnight, antigo cabeleireiro da Princesa Diana, manifestou-se "chocado, horrorizado, consternado e enojado com todos os comentários asquerosos", defendendo que "o cabelo de uma mulher é algo muito pessoal". A jornalista espanhola Sara Carbonero também se mostrou "abalada e triste" com a falta de "empatia, bondade e compaixão", especialmente considerando o recente problema de saúde da princesa, apelando a uma reflexão sobre o ódio online.