O evento serviu também como um "conclave" da realeza, com a presença da Rainha Silvia da Suécia. A visita sublinhou o papel crescente da Princesa Amalia na cena mundial, acompanhando a sua mãe, que tem um papel ativo na ONU.

A presença conjunta de mãe e filha, juntamente com a Rainha Silvia, foi um dos destaques do encontro de membros da realeza no evento. Para a ocasião, Amalia escolheu um visual de estilo executivo em tons de rosa, enquanto a sua mãe optou por um conjunto cor de mostarda da marca Natan.

A viagem incluiu também uma passagem por Washington D.C.

para uma reunião no Banco Interamericano de Desenvolvimento. Esta participação em eventos de alto nível é particularmente significativa para Amalia, de 21 anos, que estuda Política, Psicologia, Direito e Economia e que, com estas experiências, adquire uma valiosa formação prática para o seu futuro papel como monarca. A sua presença ativa surge também após um período de recuperação de um acidente de equitação no verão de 2025, que a obrigou a uma cirurgia ao braço, demonstrando estar totalmente restabelecida e pronta para assumir mais responsabilidades reais.