A visita, que ocorreu na Sala das Bicas e incluiu a assinatura do Livro de Honra, simboliza um passo importante na sua vida institucional.

Segundo a Presidência da República, durante o encontro foram abordados "os laços de profunda empatia e amizade entre os povos português e espanhol".

Longe do rígido protocolo do Palácio da Zarzuela, a infanta de 18 anos está a adaptar-se a uma vida mais normal e independente.

Reside numa residência universitária em Benfica e tem sido vista a explorar a cidade, aproveitando a liberdade que a capital portuguesa lhe oferece.

Uma das suas paixões, o desporto, também já encontrou espaço na sua nova rotina: segundo o site Monarquía Confidencial, a infanta inscreveu-se numa escola de padel, que pratica aos fins de semana. A sua adaptação tem sido descrita como rápida e discreta, mostrando curiosidade pela cultura local e desfrutando de um quotidiano de estudante, em contraste com a formação militar que a sua irmã e herdeira do trono, a Princesa Leonor, está a cumprir em Espanha.