Enquanto a herdeira do trono, Leonor, cumpre uma rigorosa formação militar, a sua irmã mais nova, Sofia, iniciou uma vida mais independente em Lisboa, mas ambas captam cada vez mais a atenção mediática.

Um artigo intitulado "O declínio da rainha Letizia às mãos da própria filha" sugere que o foco público está a deslocar-se de Letizia para Leonor, que, ao preparar-se para o seu futuro papel como rainha, se tornou a figura central da monarquia. Esta transição natural é vista como um desafio para Letizia, que, segundo a publicação, conquistou o seu lugar "a pulso, com muito sacrifício, humilhações e lágrimas à mistura" e agora vê-se forçada a dar um passo atrás.

Por outro lado, a Infanta Sofia também tem sido alvo de escrutínio.

O seu visual nas comemorações do Dia da Hispanidade gerou polémica, com especialistas em moda e o público a criticarem a escolha de um vestido que, segundo a apresentadora Carmen Lomana, a fazia parecer "uma senhora de 40 anos". Alguns comentários nas redes sociais chegaram a acusar a Rainha Letizia de "fazer de propósito" para que a filha mais nova não se destacasse.

Estes episódios demonstram como as duas jovens princesas estão sob intensa observação, seja pela sua preparação institucional ou pelas suas escolhas pessoais, marcando uma nova era para a Coroa espanhola.