A escolha da Madeira para acolher a gala pela primeira vez, agendada para 10 de março de 2026 no Hotel Savoy Palace, no Funchal, representa um marco para o arquipélago. O evento contará com a coordenação gastronómica do chef Benoît Sinthon, do restaurante Il Gallo d’Oro, distinguido com duas estrelas Michelin, o que eleva ainda mais o perfil da celebração. Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, destacou que a escolha é “prestigiante para o arquipélago” e um reflexo do trabalho desenvolvido na valorização da gastronomia local. A seleção da Região Centro para anfitriã em 2027, também uma estreia, é vista como um reconhecimento da sua “evolução, qualidade e autenticidade da oferta gastronómica”. Rui Ventura, presidente do Turismo Centro de Portugal, afirmou que “a gastronomia é uma das maiores riquezas do nosso território, pela sua diversidade e conexão com a terra, produtores e identidade cultural das comunidades”. Esta estratégia de levar o evento a diferentes regiões do país evidencia um esforço consciente para promover a diversidade culinária de Portugal, impulsionando o turismo e a economia local para além dos grandes centros urbanos. A decisão sublinha a maturidade do panorama gastronómico português, que se afirma cada vez mais como um destino de excelência a nível mundial, com múltiplos polos de criatividade e qualidade.
Gala Michelin Portugal consolida-se com edições na Madeira e Região Centro
A apresentação do Guia Michelin Portugal consolida-se como o evento de maior prestígio da gastronomia nacional, sendo anunciado que as próximas edições da gala se realizarão na Madeira, em 2026, e na Região Centro, em 2027. Esta decisão descentralizadora reforça a importância crescente de diferentes territórios portugueses no panorama gastronómico internacional.



Artigos
3Lifestyle
Ver mais
Correr à noite traz algumas vantagens: no verão, está mais fresco, no inverno, há menos pessoas na rua. Se é uma das suas atividades favoritas, pode agora torná-la mais segura — e estilosa. As novas Asics chegaram para iluminar os quilómetros que vai percorrer. Além de ser um dos modelos mais confortáveis da marca, estas […] O conteúdo Encontrámos umas sapatilhas seguras para quem gosta de correr à noite aparece primeiro em NiT.

Jéssica Mendes confirmou a participação no “Miss Beira Interior 2025”, concurso que vai eleger a finalista do Distrito de Castelo Branco e Guarda, para o “Miss & Mrs Portugal 2026” e para o “Miss Teen Portugal 2026”. Para ajudar a Jéssica a ser eleita, pode ligar as vezes que quiser para o 760 459 397 […] O conteúdo Albicastrense concorre a “Miss Beira Interior” aparece primeiro em Beira Baixa TV.

O óleo alimentar Fula e a marca de entrega de sushi ao domicílio Sushi at Home voltaram a unir-se. O resultado? O "Fula Hot Doggu".

Normalmente, a névoa química libertada quando cortamos cebolas – propanetial S-óxido – faz com que choremos. Agora, os cientistas descobriram uma forma de minimizar essas lágrimas. Os segredos são a qualidade da lâmina e… a calma. No estudo, publicado recentemente na PNAS, ficou demonstrado que lâminas mais afiadas e cortes mais lentos reduziram significativamente a quantidade de névoa de cebola libertada durante a preparação, mantendo os olhos mais secos e as superfícies da cozinha mais seguras. A equipa de investigação usou uma mini guilhotina, uma câmara de alta resolução e sensores para acompanhar cuidadosamente as gotículas expelidas à medida que