A digressão nacional, que decorre entre 25 de julho e 19 de agosto, percorrerá diversas localidades, incluindo Algés, Leiria, Pombal, Oliveira de Azeméis e Viseu. O objetivo é demonstrar a versatilidade do bacalhau, mostrando que pode ser consumido de forma “mais leve, moderna e adaptada aos dias quentes de verão”. A 'food truck' servirá uma variedade de petiscos gratuitos, como mini pastéis de bacalhau, tostas com lascas de bacalhau, bacalhau à brás com pó de azeitona e bacalhau frito com chutney de manga. Segundo Trond Rismo, representante do Conselho Norueguês das Pescas em Portugal, a campanha procura “honrar a tradição, mas também mostrar ao público mais jovem que é possível reinventar o bacalhau com receitas simples, rápidas e igualmente saborosas”. O sucesso da primeira edição, em 2024, motivou a continuidade do projeto, que se foca em aproximar o produto dos consumidores num ambiente festivo e descontraído, incentivando a partilha de experiências nas redes sociais.
