Este lançamento reflete uma tendência crescente de inovação no setor hortofrutícola, focada em novas experiências de consumo. A cadeia de retalho conseguiu estas variedades através de um produtor espanhol que recorre a uma “técnica de hibridação clássica”. Conforme explicado pela retalhista, o processo consiste na “aplicação de pólen de algumas variedades às flores de outras”, utilizando castas já existentes como a Moscatel e a Labrusca para alcançar um perfil mais adocicado. As novas variedades são depois submetidas a painéis de prova, que selecionam as melhores para cultivo, sendo os nomes atribuídos “em função do sabor que nos fazem lembrar algo, como o algodão-doce ou outras frutas”.

A origem deste tipo de uvas remonta a mais de uma década, na Califórnia, com o desenvolvimento da variedade IFG Seven pela empresa International Fruit Genetics.

O processo não envolve químicos, baseando-se em cruzamentos específicos repetidos até se atingir o sabor desejado.

As uvas estão a ser comercializadas em embalagens de 300 gramas por 1,99€, mas, por se tratar de um produto sazonal, a sua disponibilidade está limitada ao stock existente.

A popularidade do produto demonstra o interesse do consumidor por novidades que oferecem experiências sensoriais distintas do tradicional.