O chef Tanka Sapkota expressou o seu contentamento com a distinção, afirmando ser "um orgulho enorme ver o Forno D’Oro ascender no ranking".

Sublinhou que o prémio reconhece o compromisso da sua equipa com a "máxima qualidade e autenticidade da pizza napolitana" e reflete a sua perseverança desde que nasceu no Nepal.

O sucesso do Forno D'Oro, aberto em 2014, assenta em vários segredos, nomeadamente a massa de fermentação lenta, que dura entre 36 a 40 horas, e o imponente forno a lenha revestido a pastilhas douradas, importado de Nápoles, que atinge 450°C e coze as pizzas em menos de um minuto.

O processo de avaliação do 50 Top Pizza World é rigoroso, com inspetores anónimos a avaliarem critérios como a qualidade dos ingredientes, o sabor, o serviço e o ambiente.

Para além do reconhecimento mundial, o Forno D'Oro já tinha alcançado o 10.º lugar no ranking europeu, onde a pizzaria algarvia Arte Bianca também foi distinguida, embora não tenha entrado na lista mundial. A contínua presença e subida no ranking internacional solidifica a posição do Forno D'Oro como uma referência da gastronomia italiana em Portugal.