A seleção, baseada em milhares de avaliações de utilizadores, destaca as Amêijoas à Bulhão Pato, o Polvo à Lagareiro e o Bacalhau à Brás como referências da cozinha nacional. Na mais recente atualização da lista, divulgada a 21 de setembro, as Amêijoas à Bulhão Pato surgem na 55.ª posição.

O prato, nomeado em homenagem ao poeta do século XIX, é descrito como uma combinação de amêijoas com um molho de azeite, alho, sumo de limão e coentros.

Segue-se, no 57.º lugar, o Polvo à Lagareiro, um clássico em que o polvo é primeiro cozido e depois grelhado, regado generosamente com azeite. A fechar a presença portuguesa no top 100 está o Bacalhau à Brás, na 99.ª posição, caracterizado como um prato de conforto popular em todo o país, com origem no Bairro Alto, em Lisboa. Embora a presença portuguesa seja notável, os artigos referem que algumas especialidades, como as amêijoas, desceram na classificação em comparação com anos anteriores.

A lista global é liderada pelo prato finlandês Loimulohi.

Este reconhecimento reforça o estatuto de Portugal como um destino gastronómico de excelência, com impacto positivo no turismo culinário.