A iniciativa, promovida no âmbito da rede internacional Great Wine Capitals, reconheceu a excelência em categorias como alojamento, sustentabilidade e experiências gastronómicas.
Numa cerimónia realizada no Forte de São João Batista, no Porto, foram galardoados diversos projetos que demonstram a qualidade e inovação do enoturismo português.
Na categoria de "Alojamento", o prémio foi para a Quinta do Ameal, em Ponte de Lima, propriedade do grupo Esporão. A Ventozelo Hotel & Quinta, em São João da Pesqueira, foi distinguida pelas suas "Práticas Sustentáveis em Enoturismo". A Quinta da Torre, do enólogo Anselmo Mendes, em Monção, venceu na categoria de "Serviços de Enoturismo", enquanto a Quanta Terra, em Alijó, foi premiada em "Arte & Cultura" pelo terceiro ano consecutivo. O restaurante Pedro Lemos foi o vencedor na categoria de "Experiências Gastronómicas".
Foram ainda atribuídas menções honrosas a projetos como a Quinta de Santa Cristina, em Celorico de Basto. Estes prémios sublinham a crescente sofisticação da oferta enoturística no norte do país, que integra de forma cada vez mais eficaz a hotelaria, a gastronomia e a cultura, reforçando a sua posição como destino de referência a nível mundial.









