A gala, que revelará a nova seleção de restaurantes portugueses distinguidos, está marcada para 10 de março de 2026, no Hotel Savoy Palace, com a coordenação gastronómica a cargo do chef Benoît Sinthon, do restaurante Il Gallo d’Oro. Para antecipar a cerimónia, a Associação de Promoção da Madeira e o Turismo de Portugal organizaram um tríptico de eventos gastronómicos que celebram a riqueza culinária da região.

O primeiro evento decorre a 21 de outubro no Restaurante Desarma, onde o chef anfitrião Octávio Freitas recebe os chefs Benoît Sinthon, João Luz, Rui Pinto e César Vieira.

Segue-se um jantar no Il Gallo D’Oro, a 29 de novembro, com os chefs convidados José Diogo Costa, Gonçalo Bita Bota e Filipe Janeiro. O ciclo encerra a 6 de dezembro no Restaurante William, onde o chef José Diogo Costa recebe Otávio Freitas, Filipe Janeiro e Santiago Anolles.

Estes eventos visam valorizar os produtos regionais e destacar a diversidade da oferta gastronómica madeirense. Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo e Cultura, considera a realização da gala um “marco de enorme importância”, afirmando que “estes três eventos gastronómicos são uma afirmação clara do caminho que temos vindo a percorrer na valorização da nossa identidade através da gastronomia”. O governante reforça que a cozinha local “reflete a autenticidade, a criatividade e a excelência dos nossos produtos e profissionais, e é hoje um dos pilares da estratégia de promoção do destino”.