O evento envolve 16 restaurantes do município, que apresentarão menus especiais inspirados nas receitas confecionadas em alto-mar.

Durante os onze dias do festival, os estabelecimentos participantes recriam a essência da gastronomia de bordo, com ementas que devem incluir pelo menos três pratos ou entradas dedicadas ao tema.

A oferta gastronómica equilibra abordagens tradicionais e criações contemporâneas.

Entre os pratos clássicos destacam-se as pataniscas, a “chora” (uma sopa preparada com cabeças de bacalhau frescas), o bacalhau com grão e chouriço e a feijoada de samos. As novas interpretações incluem propostas como salada de ovas de bacalhau, calhos (ou samos) de bacalhau e massada de bacalhau com cricos. O festival é descrito como uma homenagem à identidade de Ílhavo, profundamente ligada à pesca do bacalhau nos mares do Atlântico Norte, e às refeições reconfortantes que atenuavam o cansaço e as saudades durante as longas campanhas de pesca. Como forma de valorização do património cultural, o Município de Ílhavo oferece aos clientes do festival um voucher de entrada gratuita no Museu Marítimo de Ílhavo ou no Centro de Religiosidade Marítima.