Os prémios, decididos por um júri de 53 chefs e pelo público, destacaram a inovação e a crescente diversidade geográfica da nova restauração em Portugal.
O grande vencedor da noite foi o restaurante Santa Joana, em Lisboa, do chef Nuno Mendes, que arrecadou tanto o Chef’s Choice Award, atribuído pelos seus pares, como o Media’s Choice Award.
Nuno Mendes expressou o seu orgulho, afirmando: “Tentámos criar um espaço com um ambiente boémio e divertido, onde honramos o sítio onde estamos”.
O prémio do público, People’s Choice Award, foi para o Polémico, também em Lisboa, um projeto de cinco jovens sócios. O chef António Lobo Xavier, de 26 anos, considerou a distinção “um motivo de orgulho”, destacando a proposta de “fusão gastronómica onde a comida de excelência é para toda a gente”.
A edição deste ano introduziu o Mastercard Impact Award, que distinguiu o restaurante Intemporal, do chef Miguel Laffan, pelo seu compromisso com a sustentabilidade e impacto social.
O modelo dos prémios, em que chefs de renome nomeiam as novas aberturas, é visto como um selo de qualidade e uma validação importante no setor. Os resultados deste ano evidenciam uma maior dispersão geográfica dos projetos de qualidade, com nomeados em nove distritos, e uma forte tendência para a reinvenção da cozinha portuguesa, com mais de metade dos nomeados a focarem-se na gastronomia nacional, valorizando produtos sazonais e a autenticidade.













