A iniciativa, que decorreu entre 5 e 7 de dezembro, contou com a adesão de doze restaurantes do concelho, que apresentaram tanto receitas tradicionais como abordagens criativas. O evento focou-se em mostrar a versatilidade do azedo, um enchido semelhante à alheira, mas sem alho, confecionado com pão de trigo regional, barriga de suíno e azeite.
Os restaurantes participantes exploraram o seu potencial gastronómico, servindo-o da forma mais tradicional, com grelos e nabiças, ou integrando-o em criações contemporâneas.
A iniciativa insere-se numa estratégia municipal de valorização da gastronomia como motor de desenvolvimento local. Segundo Sérgio Borges, Presidente da Câmara Municipal, “a gastronomia é um fator distintivo do nosso concelho e da nossa região e um produto turístico estratégico que temos de saber promover”. O autarca sublinhou ainda que este segmento “tem a capacidade de dinamizar outras áreas da economia local, como o comércio, a hotelaria, ou o turismo de natureza”. O evento tem a assinatura do Geopark Terras de Cavaleiros, uma instituição com o selo Geofood, que distingue a preservação de produtos endógenos e técnicas de confeção tradicionais. Este fim de semana temático faz parte de um calendário mais vasto que inclui rotas dedicadas a outros produtos locais como as casulas e o butelo, o javali, o grelo e o cabrito.








