Esta distinção reflete a crescente valorização da cozinha nacional, que se destacou não apenas no seu conjunto, mas também através de regiões, pratos e produtos específicos que conquistaram posições de topo em diversas categorias. A avaliação, baseada em mais de 590 mil votos de utilizadores de todo o mundo, colocou Portugal com uma pontuação de 4,53 em 5, apenas atrás da Itália, Grécia e Peru.

O Alentejo foi particularmente celebrado, conquistando o 9.º lugar entre as melhores regiões gastronómicas do mundo, com o guia a destacar produtos como o presunto, o pão e o azeite.

Outras regiões portuguesas, como Trás-os-Montes (12.º), Algarve (30.º) e Açores (56.º), também figuraram na lista.

No que toca a pratos específicos, o Leitão da Bairrada foi o mais bem classificado, na 21.ª posição mundial, seguido pela Carne de Porco à Alentejana (50.º), Polvo à Lagareiro (93.º) e Sopa da Pedra (100.º).

A doçaria nacional também foi premiada, com o Pastel de Belém a ser considerado o melhor doce de pastelaria do mundo, o Pão de Ló de Ovar o melhor bolo e a Alheira de Mirandela o melhor enchido. Este reconhecimento global, como sublinhou José Santos, presidente da ERT do Alentejo, é um "elogio aos alentejanos e à herança" cultural, reforçando o posicionamento de Portugal como um destino de turismo gastronómico de excelência e validando a qualidade e autenticidade dos seus sabores tradicionais.