A fábrica de Szeged, na Hungria, um investimento de quatro mil milhões de euros, tinha previsto iniciar a produção em massa em 2026 com uma capacidade de 150 mil veículos anuais. No entanto, fontes próximas da operação indicam que a produção nesse primeiro ano será de apenas "algumas dezenas de milhares de unidades". Em contraste, a nova fábrica em Manisa, na Turquia, avaliada em mil milhões de dólares, deverá arrancar a produção mais cedo do que o previsto e poderá superar o volume da unidade húngara já em 2026. A escolha da Turquia é estratégica, pois, embora fora da UE, os veículos ali produzidos não estão sujeitos às tarifas aduaneiras adicionais impostas pela União sobre os elétricos fabricados na China, ao mesmo tempo que beneficia de custos laborais mais baixos. Esta mudança representa um revés para a UE, que esperava que as suas tarifas incentivassem mais investimento e empregos no seu território.
BYD Abranda Produção na Hungria e Acelera Investimento na Turquia
A gigante chinesa de veículos elétricos BYD está a recalibrar a sua estratégia de expansão na Europa, optando por abrandar o arranque da sua megafábrica na Hungria e, em contrapartida, acelerar o desenvolvimento de uma nova unidade de produção na Turquia. A decisão reflete a procura por elétricos na Europa, que, apesar de crescente, continua abaixo das expectativas, bem como os elevados custos de mão de obra e energia na União Europeia.



Artigos
3
No âmbito do Dia Mundial do Ovo, celebrado a 10 de outubro, e coincidindo com o Dia Mundial do Voluntariado da Elanco que foi realizado no dia 9 de outubro, o Grupo CAC e a Elanco colaboraram numa iniciativa solidária que visa reforçar a segurança alimentar em Portugal, doando 6.000 ovos ao Banco Alimentar. Esta […]

Mais de metade dos portugueses pretende comprar produtos alimentares típicos da quadra e prevê gastar 150 euros. O Natal continua a ser um momento em que a alimentação assume um papel central no orçamento das famílias portuguesas. De acordo com a 17.ª edição do estudo “Compras de Natal”, realizado pelo IPAM, 52% dos consumidores planeia […] Fonte: PT Jornal

A CEVA Logistics assinou um acordo para adquirir 100% do Fagioli Group, reforçando de forma decisiva as suas capacidades em heavy lift e project logistics. A operação enquadra-se numa sequência de aquisições recentes que evidenciam a estratégia da CEVA (integrada no grupo CMA CGM) de crescimento seletivo em geografias e serviços de elevado valor acrescentado. […] O conteúdo CEVA Logistics reforça project cargo com aquisição do Fagioli Group aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

O preço do ouro atingiu esta segunda-feira 4.383,76 dólares por onça, batendo o recorde de outubro, com os investidores a anteciparem novas descidas das taxas de juro pela Reserva Federal dos EUA (Fed) no próximo ano. Uma série de dados publicados na semana passada revelou um enfraquecimento do mercado de trabalho norte-americano e uma desaceleração […] O conteúdo Preço do ouro não para de bater recordes aparece primeiro em BOM DIA.







