A empresa atribuiu a conjuntura adversa a tensões geopolíticas, alterações no comércio internacional e uma política de compras mais cautelosa por parte dos clientes. O EBITDA consolidado recuou 8% para 86,9 milhões de euros, penalizado pelo aumento dos preços de consumo e pela qualidade da matéria-prima. No entanto, a empresa conseguiu mitigar estes efeitos através de iniciativas de melhoria da estrutura de custos e ganhos de eficiência operacional. Um dos focos estratégicos da gestão foi a redução do endividamento. A dívida remunerada líquida desceu para 153,1 milhões de euros, uma redução de 42,6 milhões face ao final de 2024, mesmo após o pagamento de 42,6 milhões de euros em dividendos. António Rios de Amorim afirmou que os esforços estiveram focados "na redução do nível de endividamento e proteção da rentabilidade". O CEO mostrou-se confiante para o resto do ano, acreditando que "os benefícios emergentes da criação da Amorim Cork Solutions e a normalização dos preços de consumo de cortiça [...] serão contributos decisivos no ano, evidenciando a resiliência do nosso modelo de negócio”.
Corticeira Amorim mantém lucros no primeiro semestre apesar da quebra nas vendas
A Corticeira Amorim demonstrou resiliência ao fechar o primeiro semestre do ano com um lucro líquido de 36,8 milhões de euros, um ligeiro aumento de 0,8% face ao período homólogo, apesar de uma quebra de 5,5% nas vendas consolidadas, que se fixaram nos 473 milhões de euros. Estes resultados foram alcançados num "contexto de mercado desafiante", como descreveu o CEO, António Rios de Amorim.



Artigos
5
Quando o governo não tem a agilidade nem a vontade de segurar uma sede de um organismo tão importante, como a sede europeia de agência para startups, o que está a comunicar aos empreendedores e investidores é simples: este tema não está no topo da lista.

A FlixBus regista um aumento significativo da procura por viagens de autocarro no Natal e no Ano Novo, nomeadamente nas ligações internacionais para países como França, Luxemburgo e Suíça. O conteúdo Greves nos aeroportos fazem disparar procura por viagens de autocarro no Natal, revela FlixBus aparece primeiro em TNEWS.

Entre as soluções mais utilizadas para aquecer a casa, destacam-se as lareiras (27%), seguidas por aquecedores (23%) e ar condicionado (17%)

O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi de 2060 euros por metro quadrado em novembro, um novo máximo histórico e mais 18,4% do que no período homólogo. Os valores mais elevados foram observados na Grande Lisboa e no Algarve, em apartamentos e moradias. Nos apartamentos, o valor mediano de avaliação bancária foi de […]






