menulogo
Notícias Agora
user
Economia July 29, 2025

Stellantis regista prejuízo de 2,3 mil milhões de euros impactada por tarifas dos EUA

O grupo Stellantis, detentor de marcas como Peugeot, Fiat e Chrysler, registou um prejuízo de 2.256 milhões de euros no primeiro semestre de 2025, uma inversão significativa face ao lucro de 5.646 milhões de euros no mesmo período do ano anterior. A empresa atribuiu este resultado negativo a uma quebra de 13% nas receitas, para 74.261 milhões de euros, principalmente devido ao impacto das tarifas norte-americanas e à diminuição dos volumes de vendas na América do Norte e na Europa.

News ImageNews ImageNews Image

O recém-empossado CEO, Antonio Filosa, reconheceu que 2025 “está a mostrar-se um ano difícil, mas também de melhorias graduais”. A Stellantis estima que o impacto líquido das tarifas no ano inteiro ronde os 1,5 mil milhões de euros, dos quais 300 milhões já foram incorridos no primeiro semestre. Além das tarifas, os resultados foram pressionados por custos de reestruturação de 522 milhões de euros, uma campanha de correção dos airbags Takata no valor de 239 milhões e a descontinuação do programa de células de combustível, que pesou 733 milhões nas contas. A quebra de vendas foi particularmente acentuada na América do Norte, onde caíram 26%, e na Europa, com um recuo de 2%. Apesar do semestre adverso, o grupo espera melhores resultados para a segunda metade do ano, antecipando um aumento das receitas e uma margem de resultado operacional na ordem de um dígito.

ai briefingEm resumo
O grupo Stellantis passou de lucros a prejuízos significativos no primeiro semestre, fortemente penalizado pelas tarifas dos EUA e pela quebra de volumes de vendas. A empresa enfrenta um ano desafiador, com custos de reestruturação adicionais, mas mantém uma perspetiva de melhoria gradual para o segundo semestre.

Artigos

5
Close