menulogo
Notícias Agora
user
Economia July 29, 2025

Lucros dos CTT sobem 11,7% para 22,1 milhões de euros no primeiro semestre

Os CTT – Correios de Portugal anunciaram um resultado líquido consolidado de 22,1 milhões de euros no primeiro semestre de 2025, representando um crescimento homólogo de 11,7%. O desempenho positivo foi impulsionado principalmente pelo forte crescimento da área de Expresso e Encomendas, que beneficiou da consolidação da empresa espanhola Cacesa, e pelo contínuo desenvolvimento do Banco CTT.

News ImageNews ImageNews Image

Os rendimentos operacionais do grupo aumentaram 13,9%, atingindo 597,3 milhões de euros. A área de Expresso e Encomendas, que já representa 45% da receita total, viu os seus rendimentos crescerem 28,6% para 270,6 milhões de euros, refletindo o dinamismo do comércio eletrónico na Península Ibérica. O EBITDA consolidado subiu 22,5% para 86,7 milhões de euros. O Banco CTT também contribuiu positivamente, com um aumento de 12,5% no volume de negócios para 7.355 milhões de euros e um crescimento de 10,4% nos rendimentos operacionais. Adicionalmente, o administrador financeiro, Guy Pacheco, revelou que a empresa recuperou mais de quatro milhões de euros em taxas que haviam sido cobradas ilegalmente pela Anacom. Apesar do desempenho global positivo, o CEO João Bento admitiu que o segundo trimestre foi desafiador para a área de encomendas, afetado por fatores como o apagão na Península Ibérica e menos dias úteis em Espanha, prevendo “declínios mais suaves” no segundo semestre.

ai briefingEm resumo
Os CTT apresentaram um crescimento sólido nos lucros semestrais, alavancados pela expansão no negócio de encomendas com a aquisição da Cacesa e pelo desempenho do Banco CTT. A empresa também beneficiou da recuperação de taxas regulatórias, demonstrando resiliência apesar de alguns desafios operacionais no segundo trimestre.

Artigos

4
Close