As provisões para o risco legal destes créditos totalizaram 1.019 milhões de zlótis (241,5 milhões de euros) antes de impostos no semestre, um fator que continua a pressionar a rentabilidade. Excluindo estes itens específicos, o resultado líquido ajustado aumentou 7% em moeda local, para 1.605 milhões de zlótis (380,3 milhões de euros). O crescimento foi sustentado por uma subida de 13% na margem financeira e um aumento de 14% no resultado operacional. Os custos operacionais cresceram 15%, mas o banco manteve uma posição de capital sólida, com um rácio CET1 de 13,8%, acima dos requisitos regulamentares. O banco polaco terminou o semestre com cerca de 3,1 milhões de clientes ativos, um aumento homólogo de 132.000. Enquanto os recursos de particulares cresceram 12%, o crédito a empresas subiu 7%, demonstrando um dinamismo comercial positivo que compensou o impacto negativo dos legados do crédito em moeda estrangeira.
Lucro do Bank Millennium, detido pelo BCP, sobe 43% no primeiro semestre
O Bank Millennium, banco polaco detido em 50,1% pelo Millennium BCP, registou um lucro de 511 milhões de zlótis (121,1 milhões de euros) no primeiro semestre de 2025, um aumento de 43% em relação ao mesmo período do ano anterior. O desempenho positivo ocorre apesar de os resultados continuarem a ser condicionados por encargos significativos relacionados com a carteira de créditos hipotecários em francos suíços.



Artigos
4
Quando o governo não tem a agilidade nem a vontade de segurar uma sede de um organismo tão importante, como a sede europeia de agência para startups, o que está a comunicar aos empreendedores e investidores é simples: este tema não está no topo da lista.

A FlixBus regista um aumento significativo da procura por viagens de autocarro no Natal e no Ano Novo, nomeadamente nas ligações internacionais para países como França, Luxemburgo e Suíça. O conteúdo Greves nos aeroportos fazem disparar procura por viagens de autocarro no Natal, revela FlixBus aparece primeiro em TNEWS.

Entre as soluções mais utilizadas para aquecer a casa, destacam-se as lareiras (27%), seguidas por aquecedores (23%) e ar condicionado (17%)

O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi de 2060 euros por metro quadrado em novembro, um novo máximo histórico e mais 18,4% do que no período homólogo. Os valores mais elevados foram observados na Grande Lisboa e no Algarve, em apartamentos e moradias. Nos apartamentos, o valor mediano de avaliação bancária foi de […]






