menulogo
Notícias Agora
user
Economia August 1, 2025

Venda do Novo Banco ao grupo francês BPCE por 6,4 mil milhões de euros

O Novo Banco protagonizou uma das maiores operações da última década no setor bancário português, com o anúncio da sua venda ao grupo francês BPCE por 6,4 mil milhões de euros, um valor que surpreendeu o mercado. A transação, que marca o culminar de um longo processo de reestruturação, foi acompanhada pela aquisição estratégica do negócio de crédito ao consumo da Unicre, reforçando a posição do banco no mercado nacional. A operação envolve a alienação da participação de 75% do fundo norte-americano Lone Star, bem como das participações detidas pelo Fundo de Resolução (13,54%) e pelo Estado português.

News ImageNews ImageNews Image

A avaliação final corresponde a um múltiplo de 1,6 vezes o valor contabilístico do banco, um rácio que o presidente do Santander Totta, Pedro Castro e Almeida, considerou “não ser muito normal na Europa”, mas que reflete a crescente atratividade do mercado europeu para o investimento.

A reação dos concorrentes foi unânime em reconhecer o mérito da operação, embora antecipando um aumento da concorrência.

Miguel Maya, presidente do BCP, classificou-a como a “solução correta” que irá “dificultar-nos a vida”.

A entrada de um novo e robusto interveniente internacional no mercado português é vista como um desafio que poderá beneficiar os consumidores. Estrategicamente, o Novo Banco reforçou a sua aposta no retalho com a compra do negócio de crédito ao consumo da Unicre, que opera sob a marca Unibanco, numa transação que adicionará uma carteira de cerca de 262 milhões de euros e aumentará a sua quota no crédito ao consumo em aproximadamente 15%.

ai briefingEm resumo
A venda do Novo Banco ao BPCE por uma avaliação surpreendentemente elevada e a aquisição do negócio da Unicre marcam o fim de um ciclo de reestruturação e o início de uma nova era de concorrência acrescida na banca portuguesa, sinalizando a atratividade do mercado nacional para o investimento estrangeiro.

Artigos

5

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa
Close