Jerónimo Martins regista lucro de 269 milhões de euros no primeiro semestre
O grupo Jerónimo Martins encerrou o primeiro semestre de 2025 com um resultado líquido de 269 milhões de euros, o que representa um crescimento de 6,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas consolidadas aumentaram 6,7%, atingindo os 17,4 mil milhões de euros, num desempenho que o grupo considera sólido face a um contexto de incerteza global e estagnação do consumo alimentar. Num comunicado enviado à CMVM, o presidente e administrador-delegado, Pedro Soares dos Santos, destacou que "o bom desempenho das vendas e o reforço da disciplina operacional e das medidas de aumento da produtividade permitiram proteger a rentabilidade".
O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) cresceu 10,3% para 1,148 mil milhões de euros, com a margem a melhorar para 6,6%.
Em Portugal, a insígnia Pingo Doce viu as suas vendas crescerem 5,7%, impulsionadas pelo conceito de loja "All About Food", enquanto o Recheio cresceu 1,9%.
O grupo continuou o seu plano de investimento, com a abertura de 196 novas lojas e a remodelação de 71 localizações nos seus mercados.
Apesar do desempenho positivo, a reação do mercado bolsista foi negativa, com as ações da Jerónimo Martins a liderarem as quedas no PSI, chegando a cair mais de 5%. Várias casas de investimento procederam a descidas do "target price" da retalhista, embora mantendo um potencial de valorização. O grupo mantém as perspetivas para o resto do ano, prevendo que o consumidor se mantenha "prudente e contido" e que a dinâmica concorrencial continue intensa, mas reafirma que "a execução do plano de investimento avança sem hesitações".
Em resumoA Jerónimo Martins aumentou os lucros em 6,6% no primeiro semestre, para 269 milhões de euros, com um crescimento de vendas de 6,7%. Apesar do desempenho positivo e da continuação do seu plano de expansão, as ações da empresa sofreram uma queda acentuada na bolsa.
Artigos
11