A aquisição inclui também a marca Unibanco e outros ativos e passivos associados.
A conclusão do negócio está prevista para o primeiro trimestre de 2026, sujeita às aprovações regulatórias habituais.
O Novobanco estima que esta aquisição permitirá aumentar a sua carteira de crédito ao consumo em cerca de 15%, reforçando a sua presença no mercado nacional.
A Linklaters prestou assessoria jurídica ao Novobanco em todas as fases do processo.
A instituição financeira, que reportou lucros de 435 milhões de euros no primeiro semestre, afirmou estar "bem posicionado para integrar a atividade", acrescentando que a operação "irá acrescentar escala adicional e uma base de clientes, permitindo reforçar a presença comercial do Novobanco e potenciar oportunidades de cross-selling". Para a Unicre, a venda enquadra-se no seu posicionamento estratégico de consolidar a liderança na atividade de 'acquiring' (aceitação de pagamentos). O anúncio surge num momento decisivo para o Novobanco, que está em processo de venda pela Lone Star ao grupo francês BPCE.