A empresa liderada por Mário Ferreira assume também as responsabilidades da Newsplex perante a Autoridade Tributária e a Segurança Social.
O negócio, comunicado à CMVM, marca uma nova fase para os dois títulos, que passarão a ter Mário Ramires, fundador dos jornais, como diretor-geral.
A Newsplex era controlada pelo fundo Alpac Capital, de Pedro Vargas David e Luís Santos, que também detêm a Euronews.
Os acionistas cessantes afirmaram, em artigo de despedida, que deixam "um jornal reestruturado, com o passivo reduzido em mais de 50%" e "sem um euro de dívida vencida ao Estado, nem um salário ou subsídio em atraso".
A aquisição surge num momento de reconfiguração para as publicações: o Jornal i teve a sua última edição como diário, passando a ser uma revista distribuída juntamente com o semanário Nascer do Sol.
A Media Capital, dona da TVI e da CNN Portugal, expande assim a sua presença no setor da imprensa escrita, numa operação que consolida o panorama mediático nacional.
A confirmação do negócio acontece após a Media Capital ter informado, em meados de julho, que estava em negociações para a compra, que inicialmente previa uma parceria com uma sociedade de capital de risco, a qual já não consta no comunicado final.