Apesar da quebra nos lucros, a gigante japonesa registou um aumento nas vendas de veículos a nível global.
Os resultados financeiros da líder mundial do setor automóvel revelaram que as taxas aplicadas desde abril pela administração de Donald Trump reduziram significativamente os seus lucros.
O lucro líquido caiu para 841,345 mil milhões de ienes (4,895 mil milhões de euros), enquanto o lucro operacional diminuiu 11%, para 1,16 biliões de ienes (6,749 mil milhões de euros). A empresa estimou o impacto negativo das tarifas em 450 mil milhões de ienes (2,618 milhões de euros) apenas neste trimestre. Em contrapartida, a faturação por vendas cresceu 3,5%, e a Toyota comercializou 2,41 milhões de veículos em todo o mundo, um aumento de 7% face ao período homólogo, com subidas em quase todos os mercados, incluindo a América do Norte.
A empresa explicou em comunicado que a queda nos lucros é atribuída principalmente “ao impacto das tarifas dos Estados Unidos e outros fatores”.
Devido a estas circunstâncias, a Toyota reviu em baixa as suas estimativas de resultados para o exercício em curso, que termina em março de 2026, prevendo agora uma queda de 44% no lucro líquido anual.