menulogo
Notícias Agora
user
Economia August 7, 2025

Trabalhadores da Menzies avançam para nova greve nos aeroportos face a impasse negocial

Os trabalhadores da Menzies (antiga Groundforce) iniciam esta sexta-feira um novo ciclo de greves de fim de semana, face a um impasse negocial com a administração sobre reivindicações salariais e de condições de trabalho. A empresa de 'handling' manifesta preocupação com a insuficiência dos serviços mínimos num período crítico para o turismo, enquanto os sindicatos acusam a Menzies e a TAP de "intransigência". A paralisação, convocada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) e pelo Sindicato dos Transportes (ST), abrange os fins de semana de agosto e visa reivindicar o fim de vencimentos base abaixo do Salário Mínimo Nacional, melhores salários e o cumprimento do pagamento de horas noturnas. O SIMA acusa a administração da Menzies, representada pelo seu vice-presidente Rui Gomes, de optar “pelo confronto em vez do diálogo, recusando soluções que respeitassem os direitos dos trabalhadores”. Por seu lado, um porta-voz da Menzies lamentou “que os sindicatos insistam em promover uma narrativa distorcida, baseada em alegações infundadas”.

News ImageNews ImageNews Image

A empresa manifestou ainda preocupação com o facto de os serviços mínimos definidos pelo Conselho Económico e Social serem “insuficientes, com impacto num período crítico para o turismo e para a economia nacional”.

A primeira greve, em julho, resultou no cancelamento de dezenas de voos em Lisboa. O conflito laboral intensifica-se numa altura em que a Menzies lidera o concurso público para a atribuição de novas licenças de assistência em escala nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro.

ai briefingEm resumo
Os trabalhadores da Menzies iniciam novas greves devido a um impasse negocial, com os sindicatos a culparem a intransigência da empresa e esta a alertar para serviços mínimos insuficientes durante um período turístico crucial.

Artigos

5

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa
Close