Esta decisão estratégica da gigante alemã poderá reorientar o seu interesse para a privatização da TAP Air Portugal, na qual já manifestou interesse.
Após meses de conversações, um porta-voz do grupo alemão confirmou a desistência, afirmando que, “após uma análise exaustiva e negociações intensas, decidimos, nesta fase, não avançar com a injeção de capital nem com a participação acionista na Air Europa”.
A companhia espanhola, detida maioritariamente pela Globalia, procurava novos investidores para reembolsar uma dívida de 475 milhões de euros contraída durante a pandemia.
A saída da Lufthansa do processo, que já tinha visto a Air France-KLM retirar-se, deixa a Turkish Airlines como a única concorrente conhecida.
A movimentação no tabuleiro da aviação europeia tem implicações diretas para Portugal.
A par da Air France-KLM e do International Airlines Group (IAG), a Lufthansa é um dos grandes grupos aéreos que já manifestaram interesse em analisar o caderno de encargos da TAP. Com a porta da Air Europa fechada, a atenção do grupo alemão poderá agora virar-se de forma mais assertiva para o dossiê português. O processo de reprivatização da TAP foi formalmente iniciado em julho, com o Governo a prever a venda de até 49,9% do capital da companhia aérea através de venda direta.