A reação negativa dos investidores às contas da sua concorrente Dino Polska contaminou o sentimento em relação à empresa portuguesa, evidenciando a interconexão do setor na Polónia.

Na sessão de sexta-feira, os títulos da Jerónimo Martins recuaram 2,43%, para 20,90 euros, contribuindo para o desempenho negativo do índice PSI.

A particularidade deste movimento reside na sua origem: a queda não foi despoletada por notícias diretas sobre a empresa, mas sim pela reação negativa do mercado aos resultados financeiros apresentados pela sua concorrente direta na Polónia, a Dino Polska.

Este evento sublinha a importância estratégica do mercado polaco para a Jerónimo Martins, onde a sua cadeia de supermercados Biedronka representa a maior fatia das suas receitas e resultados.

Analistas do Millenium Investment Banking explicaram que “a Jerónimo Martins também foi castigada pela reação negativa às contas da Dino Polska, a sua concorrente polaca”.

Este contágio demonstra como as dinâmicas competitivas e o sentimento setorial num mercado estrangeiro crucial podem ter um impacto direto e imediato na perceção de risco e na avaliação da empresa na bolsa de Lisboa.

O desempenho da concorrência é visto como um barómetro para a saúde do consumo e a intensidade da competição no país, afetando as expectativas dos investidores para a Biedronka.