Este movimento confirma a trajetória positiva da construtora, que já tinha sido a principal impulsionadora do PSI no mês de agosto. O ponto alto da semana para a construtora foi a sessão de quinta-feira, na qual as suas ações dispararam 3,87%, encerrando nos 5,10 euros e liderando os ganhos no PSI. A meio dessa sessão, já era descrita como a "estrela da sessão", com uma subida de 3,06%.

Este forte desempenho está em linha com a performance recente da empresa.

Uma análise ao mercado referente ao mês de agosto de 2025 revelou que a Mota-Engil foi a sociedade cotada do PSI com a maior valorização, registando uma subida mensal de 12,5%. A perspetiva de mais longo prazo é ainda mais notável: desde o início do ano até ao final de agosto, a empresa acumulava um ganho de 73,5%, o que a coloca como a cotada com a melhor performance 'year-to-date' do índice principal.

A semana não foi, contudo, isenta de correções.

Na sessão de segunda-feira, por exemplo, a empresa tombou 2,27%, num movimento que pode ser interpretado como uma tomada de mais-valias por parte dos investidores após os fortes ganhos recentes.

No entanto, a tendência geral permanece claramente positiva, refletindo a confiança do mercado na estratégia e nos resultados da construtora.