As ações da Oracle registaram uma subida histórica de quase 36% numa só sessão, impulsionadas por previsões de crescimento recorde no seu negócio de 'cloud' e inteligência artificial, catapultando o seu fundador, Larry Ellison, para o topo da lista dos mais ricos do mundo. A empresa de tecnologia surpreendeu o mercado ao apresentar uma perspetiva de crescimento extremamente otimista para os seus negócios de computação em nuvem até 2030, o que alimentou as expectativas para todo o setor de Inteligência Artificial (IA). Em resposta, as ações da Oracle tiveram o seu melhor dia em mais de três décadas, com uma valorização de 35,95%. Este desempenho excecional teve um impacto direto e imediato na riqueza do seu fundador, Larry Ellison, cuja fortuna, segundo a Bloomberg, aumentou em mais de 100 mil milhões de dólares, ultrapassando a de Elon Musk e tornando-o na pessoa mais rica do planeta.
O forte desempenho da Oracle não só beneficiou os seus acionistas, como também contribuiu para o sentimento positivo em Wall Street, ajudando os índices S&P 500 e Nasdaq a atingirem novos máximos históricos.
O otimismo dos investidores foi ainda reforçado por dados sobre os preços no produtor nos EUA, que caíram inesperadamente, aumentando a probabilidade de a Reserva Federal cortar as taxas de juro na sua próxima reunião.
Em resumoA performance excecional da Oracle em bolsa sublinha o imenso otimismo do mercado em relação ao potencial da inteligência artificial, com a empresa a posicionar-se como um ator central neste setor e a gerar um valor extraordinário para os seus acionistas e fundador.