Teixeira Duarte regressa ao PSI com elevada volatilidade após valorização histórica
A construtora Teixeira Duarte voltou a integrar o principal índice da bolsa portuguesa, o PSI, no passado dia 22 de setembro, após uma ausência de nove anos. Este regresso, que marca a recuperação da empresa, foi acompanhado por uma forte volatilidade das ações, que corrigiram no dia da estreia após uma escalada de mais de 600% desde o início do ano. O regresso ao PSI culmina um período de profunda reestruturação para a empresa, que valorizou perto de 620% desde o início de 2025. O presidente do Conselho de Administração, Manuel Maria Teixeira Duarte, afirmou que foi recebida a notícia com "enorme orgulho e sentido de responsabilidade", sublinhando que, "depois de anos desafiantes com transformações profundas, o grupo regressou à rentabilidade, reforçou a margem operacional e expandiu a carteira de encomendas". Entre os sucessos recentes contam-se a reestruturação de dívida bancária e a adjudicação de um contrato de 440 milhões de euros no consórcio para o primeiro troço da linha de alta velocidade. A estrutura acionista também foi reforçada com a entrada da Dualis Capital, que passou a deter mais de 10% do capital. No entanto, o dia de reentrada no PSI foi marcado por uma correção acentuada, com as ações a tombarem mais de 8%, num movimento que analistas associam ao ditado bolsista "comprar no rumor, vender na notícia". Apesar da correção a curto prazo, os analistas mantêm-se otimistas, considerando que a entrada no radar de fundos de investimento e os fundamentos sólidos da empresa poderão suportar uma valorização futura, caso os resultados confirmem a trajetória de recuperação.



Artigos
10Economia
Ver mais
Para Massimo Forte, comprar casa não é impossível. Impossível é comprar sem conhecer os passos certos para lá chegar. Por isso, neste livro revela os “10 passos para teres o teu imóvel”.

Os preços no consumidor na China voltaram a subir em outubro, segundo dados oficiais divulgados hoje, após três meses de queda, devido à fraca procura das famílias e às pressões deflacionistas.

A E-Redes explica que se tratam de "interrupções programadas, previamente agendadas", com o objetivo de "garantir a qualidade e a fiabilidade do serviço elétrico". Veja a lista dos locais afetados.

A China anunciou hoje a suspensão da proibição de exportação de gálio, antimónio e germânio --- metais raros essenciais --- para os Estados Unidos, em mais um sinal de redução das tensões entre os dois países.






