O 'profit warning' da BMW foi justificado pela empresa com o impacto da fraca procura, atribuída à forte concorrência de fabricantes chineses, e aos efeitos das tarifas comerciais movidas pela administração de Donald Trump.

A notícia teve um efeito dominó nos mercados europeus, com o setor automóvel a ser um dos mais castigados na sessão.

A research do Millennium destacou “o tombo da BMW em reação ao corte de perspetivas, impactadas pela fraca procura em virtude da concorrência chinesa e pelo impacto das tarifas”.

Este desenvolvimento sublinha os desafios significativos que as construtoras europeias tradicionais enfrentam.

Por um lado, a concorrência agressiva dos novos 'players' chineses no mercado de veículos elétricos está a pressionar os preços e as quotas de mercado. Por outro, a incerteza geopolítica e as barreiras comerciais aumentam os custos e complicam as cadeias de abastecimento globais.

A reação severa dos investidores à revisão em baixa das perspetivas da BMW ilustra a crescente preocupação com a capacidade do setor automóvel europeu de se manter competitivo e rentável neste novo paradigma industrial e comercial.