BCP anuncia provisões na Polónia e é alvo de aposta 'short' da BlackRock
O Banco Comercial Português (BCP) esteve no centro das atenções na última semana devido a dois desenvolvimentos significativos: o anúncio de novas provisões pelo seu banco polaco, Bank Millennium, e a revelação de uma posição curta da BlackRock sobre o capital do banco. Estes eventos ocorreram num contexto de volatilidade para as ações do BCP na bolsa de Lisboa. O Bank Millennium, subsidiária polaca do BCP, anunciou que deverá constituir provisões relacionadas com empréstimos hipotecários em francos suíços no valor total de perto de 114 milhões de euros no terceiro trimestre de 2025. Deste montante, 394 milhões de zlótis (cerca de 92,6 milhões de euros) destinam-se a cobrir o risco legal de créditos originados pelo próprio Bank Millennium, enquanto 91 milhões de zlótis (cerca de 21,8 milhões de euros) se referem à carteira de crédito do Euro Bank. Esta prática de constituição de provisões tem sido recorrente, uma vez que o banco polaco continua a lidar com as consequências da comercialização de créditos em francos suíços, considerados irregulares pelo Tribunal de Justiça Europeu devido a cláusulas abusivas. Paralelamente, foi noticiado que a gestora de ativos BlackRock assumiu uma posição a descoberto ('short') sobre 0,51% do capital do BCP. Esta aposta na queda das ações do banco, equivalente a 77 milhões de ações, surge após uma valorização recente dos títulos. No mercado, as ações do BCP apresentaram um comportamento misto, registando perdas em algumas sessões, como uma descida de 1,84% na sexta-feira, mas também ganhos noutras, refletindo a reação dos investidores a estas notícias e ao sentimento geral do mercado.



Artigos
12Economia
Ver mais
A Mercadona ficará instalada no City Center Covilhã, centro comercial que está imensamente atrasado e que somente será inaugurado... em 2026.

A Web Summit começa dia 11 de novembro, em Lisboa, e o empreendedor e co-fundador da conferência, Paddy Cosgrave, recorreu à rede social X para falar sobre os preços dos hotéis na capital portuguesa.

O prazo para o pagamento da última prestação do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) para os contribuintes cujo valor seja acima dos 500 euros arrancou no dia 1 de Novembro.

Depois de semanas de tensão diplomática entre os Países Baixos e a China, começam finalmente a surgir sinais de desanuviamento no conflito em torno da Nexperia, fabricante neerlandesa de semicondutores controlada pela chinesa Wingtech. De acordo com o que executivos do setor automóvel avançaram à Reuters, a empresa retomou parcialmente o envio dos seus chips, […] O post Crise evitada? China alivia restrições à exportação de chips apareceu primeiro em Razão Automóvel.







