A principal preocupação do mercado centra-se nos elevados investimentos que as gigantes tecnológicas estão a realizar na corrida à inteligência artificial (IA).

A Meta, proprietária do Facebook e Instagram, foi a mais penalizada, com as suas ações a caírem 11,33%, o que representou uma perda de mais de 200 mil milhões de dólares em valor de mercado numa única sessão.

A Microsoft também recuou 2,92%.

Segundo o analista Patrick O'Hare, da Briefing.com, a fraqueza observada "serviu de sinal para moderar um pouco o entusiasmo em torno da IA".

O mercado está "cada vez mais preocupado com o facto de demorar algum tempo até que estas empresas vejam o retorno destes investimentos consideráveis", que se aproximam dos 100 mil milhões de dólares anuais.

Esta reação negativa ofuscou outros desenvolvimentos, como o acordo entre os EUA e a China, e contribuiu para que o Nasdaq registasse perdas superiores a 1%.

O episódio foi descrito como um "período de realização de lucros há muito esperado" para um grupo de empresas que teve um crescimento explosivo.