O evento estruturou-se em várias vertentes que visam abranger toda a cadeia de valor. O ponto alto é o concurso que elege o melhor tomate coração de boi da temporada, agendado para 29 de agosto na Quinta da Pacheca, em Lamego, com um júri composto por especialistas da área da gastronomia. No dia seguinte, realiza-se o “Tomate à Capella”, um mercado na capela de Arroios, em Vila Real, que inclui provas de tomate, azeite, flor de sal e vinhos do Douro, além de animação e venda de produtos regionais. A crescente notoriedade do evento e do produto foi recentemente reforçada com a distinção do livro “Tomate Coração de Boi do Douro – A outra riqueza do vale mágico” nos prémios Gourmand World Cookbook. Como afirma a organizadora Celeste Pereira, da Greengrape, “em 10 anos, colocamos o tomate coração de boi e os produtos tradicionais na ordem do dia”, provando ser possível aumentar a atratividade da região para além da sua tradição vinhateira.
