Campanha “Escola Electrão” Bate Recordes de Reciclagem com Incentivos
A campanha “Escola Electrão” registou um crescimento de 27% no último ano letivo, consolidando-se como uma iniciativa de sucesso na promoção da reciclagem em Portugal. Através de um sistema de prémios, o programa mobilizou cerca de 890 escolas em todo o país para a recolha de resíduos elétricos, pilhas e lâmpadas, aliando a educação ambiental a incentivos materiais. Na sua 14.ª edição, que decorreu entre setembro de 2024 e junho de 2025, a campanha conseguiu a recolha de aproximadamente 460 toneladas de resíduos, um dos melhores resultados da última década. Deste total, 18 toneladas foram de pilhas e baterias e 440 toneladas de equipamentos elétricos usados e lâmpadas.
A iniciativa abrangeu escolas de todo o território nacional, incluindo os Açores e a Madeira. O modelo da campanha baseia-se num sistema de incentivos: por cada 10 kg de pilhas ou lâmpadas, ou 100 kg de equipamentos elétricos, as escolas recebem um cheque-prenda de 75 euros, que pode ser trocado por novos equipamentos.
Nesta edição, o valor total dos prémios a atribuir ascende a 50 mil euros.
A Escola Secundária de Serpa foi a grande vencedora a nível nacional, tendo recolhido mais de 27,5 toneladas de resíduos e arrecadado 2.175 euros em prémios. O sucesso da campanha, que ao longo das suas 14 edições já recolheu mais de sete mil toneladas de resíduos, demonstra a eficácia de um modelo que, nas palavras de Ricardo Furtado, Diretor Geral do Electrão, se assume como um “canal privilegiado de educação para a cidadania”. A iniciativa associa-se ainda ao concurso “Recicla e Ganha” da EGF, ampliando o seu impacto para a reciclagem de embalagens.
Em resumoA campanha “Escola Electrão” é um exemplo de como a gamificação e os incentivos podem mobilizar a comunidade escolar para a sustentabilidade. Ao transformar a reciclagem numa competição com prémios tangíveis, o programa alcança resultados expressivos e promove a educação ambiental de forma eficaz e duradoura.
Artigos
5