A iniciativa visa dinamizar a área envolvente ao mercado, propondo novas vivências e reforçando a sua ligação com a cidade e a comunidade criativa.
A praça foi redesenhada com a instalação de cinco módulos circulares que funcionam como bancos e mesas comunitárias, rodeados por canteiros.
A principal novidade é a introdução de quatro quiosques com propostas distintas.
Entre eles estão uma loja pop-up de Serralves, que vende bilhetes e produtos de design português; a livraria urbana Essência do Livro; o Pop-Up Urban Market, dedicado a criadores nacionais; e um quiosque da Churchill's, que serve Vinho do Porto a copo e em cocktails.
A programação cultural para o verão inclui DJ sets todas as sextas-feiras e sábados, além de eventos especiais como o "Pôr do Som x Hang Out" e o "Remember 90's — 00's".
Inês Santos Almeida, diretora-geral do mercado, afirmou que o objetivo é que a praça seja um espaço para "relaxar, beber um copo ou fazer compras", complementando a oferta gastronómica do interior.
A entrada no espaço e nos eventos é livre.