A produção original da estação pública continua a acompanhar as peripécias do jovem e idealista Padre Tiago, cuja ingenuidade é posta à prova em novas missões pastorais.
Nesta nova fase, o Padre Tiago é enviado para uma aldeia piscatória que trocou a fé pelas previsões de uma vidente, Mirolha, interpretada pela atriz Soraia Chaves. A sua missão é restabelecer a confiança da população na Igreja, que deixou de frequentar o templo local devido a uma série de acontecimentos misteriosos.
A narrativa promete explorar o conflito entre a fé e a superstição, com o protagonista a enfrentar desafios inesperados, desde um suposto monstro marinho que é o orgulho da aldeia, até um sacristão, Moisés (Frederico Amaral), que se apaixona pela "mulher errada".
O elenco conta ainda com Joaquim Nicolau no papel de bispo, Sofia Sá da Bandeira como a mãe do padre, e Luísa Ortigoso. A série mantém o seu tom de comédia leve, utilizando o otimismo e a incapacidade de mentir do Padre Tiago como principal motor de situações cómicas e embaraçosas. "Salto de Fé" afirma-se como uma aposta da RTP na ficção nacional, explorando o humor de costumes num contexto rural e religioso, ao mesmo tempo que aborda, de forma satírica, as dinâmicas de pequenas comunidades.