A série televisiva da RTP "O Americano" está entre as produções portuguesas nomeadas para os prestigiados prémios de media Europa. Esta nomeação destaca a qualidade da ficção nacional num palco internacional, reconhecendo o trabalho de produções de todo o continente europeu.\n\n"O Americano", realizada por Ivo M. Ferreira, foi nomeada na categoria de ficção em vídeo pelo seu primeiro episódio. A série narra a história dos irmãos Cavaco e de "um grupo de criminosos que espalha o terror pelo Algarve, com mais de vinte assaltos a bancos". A sua inclusão entre os finalistas dos prémios Europa, criados em 1987 pelo Parlamento Europeu e pela Comissão Europeia, é um testemunho do seu valor de produção e narrativo.
Juntamente com a série, foram também nomeados dois documentários de rádio da Antena 3, o que demonstra uma forte presença da RTP entre as melhores produções do continente.
Os vencedores serão anunciados em outubro, numa cerimónia em Berlim.
Este reconhecimento é significativo para a indústria audiovisual portuguesa, pois os prémios Europa são considerados "o mais influente festival de radiodifusão pan-europeu", com o objetivo de estimular "a qualidade da radiodifusão através de um continente em mudança". A nomeação de "O Americano" coloca a ficção portuguesa em pé de igualdade com outras produções europeias de relevo, abrindo portas para uma maior visibilidade e potencial de distribuição internacional.
Em resumoA série da RTP, "O Americano", foi nomeada para os prémios de media Europa na categoria de ficção em vídeo, um importante reconhecimento da qualidade da produção televisiva portuguesa. A nomeação destaca a ficção nacional no panorama europeu, com os vencedores a serem anunciados em outubro.