A partir da terceira temporada, Druckmann deixará de ser co-showrunner, passando a ter um envolvimento de supervisão, uma decisão que visa equilibrar as suas múltiplas responsabilidades criativas. Em declarações à Variety, Druckmann explicou que a decisão foi tomada após sentir que os seus objetivos iniciais com a série tinham sido cumpridos, nomeadamente o de “elevar The Last of Us para além das pessoas que jogaram”. O criador sentiu que poderia servir melhor todos os seus projetos — incluindo os novos jogos em desenvolvimento na Naughty Dog, como “Intergalactic: The Heretic Prophet” — se se mantivesse “num nível mais elevado” na produção da série.
Descreveu a sua experiência como co-showrunner nas duas primeiras temporadas como “bastante desafiante”, uma vez que teve de conciliar a presença contínua nas gravações com a direção do estúdio e a escrita de um novo jogo.
Apesar do afastamento do dia a dia da produção, Druckmann garantiu que continuará a contribuir para o futuro da série.
“A minha esperança para a terceira temporada é garantir que seja tão fiel como a primeira foi.
É aí que vai ficar o meu envolvimento, a um nível muito, muito alto”, afirmou, assegurando que continuará a orientar a visão criativa do projeto, que agora será liderado exclusivamente por Craig Mazin.