A cerimónia ficou marcada por vitórias históricas, discursos com forte pendor político e a consolidação de novos talentos no panorama internacional.

A minissérie "Adolescência", da Netflix, foi um dos destaques, arrecadando oito prémios, incluindo Melhor Minissérie e fazendo história ao tornar Owen Cooper, de 15 anos, no ator mais jovem de sempre a receber uma estatueta.

Na categoria de drama, "The Pitt", da HBO Max, foi eleita a Melhor Série Dramática, garantindo também o primeiro Emmy para o seu protagonista, Noah Wyle. No campo da comédia, a sátira "The Studio", da Apple TV+, dominou com 13 prémios, incluindo Melhor Série de Comédia e Melhor Ator para Seth Rogen.

Outras vitórias notáveis incluíram Cristin Milioti como Melhor Atriz em Minissérie por "The Penguin" e Jean Smart por "Hacks".

A cerimónia não foi isenta de momentos políticos, com a atriz Hannah Einbinder a usar o seu discurso de vitória para apelar à "libertação da Palestina". Um dos momentos mais emotivos foi a vitória de "The Late Show with Stephen Colbert" como Melhor 'Talk Show', pouco depois de ter sido anunciado o seu cancelamento pela CBS, o que gerou uma ovação de pé por parte da plateia. No final, a Netflix e a HBO Max empataram como as plataformas mais premiadas, com 30 galardões cada, demonstrando o seu domínio na produção de conteúdos de qualidade.