A nova temporada, que estreou a 3 de outubro, promete ser a mais assustadora até à data, explorando a história real que inspirou personagens icónicas do terror como Leatherface e Norman Bates. Depois de abordar as histórias de Jeffrey Dahmer e dos irmãos Menendez, a série de Ryan Murphy vira agora a sua atenção para Ed Gein, um agricultor do Wisconsin que, nos anos 50, chocou o mundo com os seus crimes.

Gein foi condenado por assassinato, mas era também conhecido por violar túmulos e criar objetos grotescos a partir de restos mortais.

A sua casa continha órgãos humanos no frigorífico, caveiras usadas como taças e mobiliário decorado com pele humana.

O seu hábito de usar o rosto das suas vítimas como máscara serviu de inspiração direta para a personagem Leatherface de “O Massacre no Texas”. Outras personagens icónicas do cinema de terror, como Norman Bates de “Psycho” e Buffalo Bill de “O Silêncio dos Inocentes”, também foram parcialmente baseadas nos seus crimes e na sua complexa psicologia. A série explora a vida pacata mas bizarra de Gein, a sua relação com uma mãe autoritária e a espiral de violência que se seguiu à morte desta.

O ator Charlie Hunnam assume o desafiante papel do assassino, acompanhado por um elenco que inclui Laurie Metcalf e Tom Hollander.

Declarado mentalmente doente em 1958, Gein passou o resto da sua vida num manicómio, onde morreu em 1984.