A colaboração prevê que dezasseis versões em vídeo de podcasts produzidos pelo Spotify Studios e pela The Ringer, como o "The Bill Simmons Podcast", estarão disponíveis na Netflix.

O lançamento começará nos Estados Unidos, com planos de expansão para outros mercados posteriormente. Para a Netflix, esta é uma expansão natural da sua oferta para além de séries, filmes e documentários, procurando atrair novos públicos e aumentar o tempo de permanência na plataforma.

Ted Sarandos, co-diretor executivo da Netflix, já tinha antecipado a mudança, afirmando que "com o aumento da popularidade dos podcasts em vídeo, é natural que alguns cheguem à Netflix".

Para o Spotify, a parceria marca uma evolução na sua estratégia de distribuição.

Após investir fortemente em contratos de exclusividade, a empresa adota agora um modelo mais aberto, utilizando a vasta base de utilizadores da Netflix para ampliar o alcance dos seus conteúdos.

Esta aliança posiciona ambas as empresas como concorrentes diretos do YouTube, que atualmente é a maior plataforma mundial de podcasting.

A Netflix esclareceu que não irá inserir publicidade própria nos podcasts, mas os anúncios originais do Spotify serão mantidos.