menulogo
Notícias Agora
user
Economia July 25, 2025

FMI Considera Tarifas Ineficazes para Corrigir Desequilíbrios Comerciais

O Fundo Monetário Internacional (FMI) criticou o recurso a tarifas como ferramenta para corrigir desequilíbrios comerciais, considerando que estas têm um impacto "menor" e atuam como "choques negativos de oferta". O relatório do FMI surge num momento de escalada das tensões comerciais globais, oferecendo uma perspetiva económica que contraria a justificação política para as medidas protecionistas.

News ImageNews Image

No seu relatório sobre o Setor Externo, o FMI argumenta que os direitos aduaneiros "não são uma boa ferramenta" para corrigir os saldos da balança corrente. A análise do organismo indica que, embora as tarifas possam reduzir um défice comercial a curto prazo, esse efeito é contrariado pela diminuição do investimento e da poupança, resultantes da menor confiança gerada pela guerra comercial. O FMI adverte que "uma maior escalada das tensões comerciais, incluindo [a implementação de] tarifas, teria efeitos macroeconómicos negativos importantes, com eficácia limitada para corrigir os desequilíbrios globais". Em vez de medidas protecionistas, o Fundo recomenda que as principais economias abordem os desequilíbrios através de políticas internas. Sugere que a China potencie a sua procura interna, que a Europa aumente o investimento em infraestruturas públicas e que os EUA prossigam uma maior consolidação orçamental para aumentar a poupança. A posição do FMI contradiz diretamente os argumentos da administração de Donald Trump, que tem justificado a sua política de tarifas como uma forma de reduzir o défice comercial dos EUA.

ai briefingEm resumo
O FMI adverte que uma escalada nas tensões comerciais teria "efeitos macroeconómicos negativos importantes", defendendo que os desequilíbrios devem ser abordados através de políticas internas em vez de medidas protecionistas que prejudicam a economia global.

Artigos

2

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa
Close