A iminência do prazo estabelecido pela administração Trump para a aplicação de tarifas agravadas, que poderão chegar aos 30%, colocou uma pressão significativa sobre Bruxelas. Fontes diplomáticas e da Comissão Europeia indicam que existe um "diálogo intenso" com Washington, com a esperança de que "um resultado está ao nosso alcance". A proposta em cima da mesa parece centrar-se numa tarifa base de 15% sobre a maioria dos produtos da UE, um valor consideravelmente inferior à ameaça inicial, mas que ainda representa um aumento face às taxas atuais. O Presidente Donald Trump descreveu a probabilidade de um acordo como de "'50-50'", acrescentando que Bruxelas queria "muito fechar um acordo". A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deverá reunir-se com Trump na Escócia durante o fim de semana para tentar finalizar os termos. A incerteza em torno destas negociações tem sido um fator de instabilidade, influenciando as decisões do Banco Central Europeu, que, segundo a sua presidente Christine Lagarde, acolheria com agrado uma resolução rápida para diminuir a volatilidade nos mercados. O setor automóvel, em particular, aguarda com expectativa um desfecho, dado o seu elevado grau de exposição às trocas comerciais com os EUA.
Negociações Tarifárias EUA-UE em Momento Decisivo
As negociações comerciais entre os Estados Unidos e a União Europeia atingiram um ponto crítico, com a aproximação do prazo de 1 de agosto que poderá ditar a imposição de novas tarifas ou a celebração de um acordo que alivie as tensões transatlânticas. A possibilidade de um entendimento em torno de uma taxa de 15% domina as discussões, num cenário de elevada incerteza económica e diplomática.



Artigos
5Economia
Ver mais
O Presidente da CCDR Algarve, I.P., José Apolinário, participou ontem na sessão de abertura da Algarve Tech Hub Summit, que decorre até

No próximo dia 21 de novembro, a ERSAR, através da sua Academia, vai estar na AHETA, em Albufeira, com uma ação de sensibilização destinada às

Na passada quinta-feira, a Skims anunciou a nomeação de Dawn Vitale para o cargo de diretora de Merchandising da marca norte-americana de roupa modeladora.

A marca de moda de luxo americana Carolina Herrera anunciou uma série de novas contratações para cargos de direção, abrangendo as áreas de marketing, comunicação e relações com celebridades e influencers.







