A queixa na OMC representa uma escalada na resposta do Brasil, que procura levar a disputa para o campo comercial e multilateral, distanciando-se das justificações políticas apresentadas por Washington. Internamente, a ameaça tarifária está a ser vista por alguns setores como um catalisador para acelerar o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, que se arrasta há décadas. Otacílio Soares da Silva Filho, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, defende que este cenário representa uma "oportunidade estratégica" para uma reaproximação "urgente" entre os dois blocos. Empresas como a gigante de motores elétricos Weg já admitem a possibilidade de usar a sua fábrica em Portugal para contornar as tarifas e continuar a exportar para o mercado norte-americano, demonstrando a agilidade do setor privado na busca por soluções. O governo brasileiro, por sua vez, tenta mobilizar o tecido empresarial americano, alertando para o impacto que as sobretaxas teriam em produtos essenciais como café, sumo de laranja e petróleo.
Brasil Contesta Tarifas Americanas na OMC e Vê Oportunidade no Acordo UE-Mercosul
O Brasil reagiu formalmente à ameaça de tarifas de 50% sobre os seus produtos por parte dos Estados Unidos, apresentando uma queixa na Organização Mundial do Comércio (OMC). A diplomacia brasileira classificou as sobretaxas anunciadas por Donald Trump como "arbitrárias", enquanto o setor empresarial procura formas de mitigar os potenciais impactos económicos.



Artigos
4Economia
Ver mais
O Presidente da CCDR Algarve, I.P., José Apolinário, participou ontem na sessão de abertura da Algarve Tech Hub Summit, que decorre até

No próximo dia 21 de novembro, a ERSAR, através da sua Academia, vai estar na AHETA, em Albufeira, com uma ação de sensibilização destinada às

Na passada quinta-feira, a Skims anunciou a nomeação de Dawn Vitale para o cargo de diretora de Merchandising da marca norte-americana de roupa modeladora.

A marca de moda de luxo americana Carolina Herrera anunciou uma série de novas contratações para cargos de direção, abrangendo as áreas de marketing, comunicação e relações com celebridades e influencers.







