A queixa na OMC representa uma escalada na resposta do Brasil, que procura levar a disputa para o campo comercial e multilateral, distanciando-se das justificações políticas apresentadas por Washington. Internamente, a ameaça tarifária está a ser vista por alguns setores como um catalisador para acelerar o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, que se arrasta há décadas. Otacílio Soares da Silva Filho, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, defende que este cenário representa uma "oportunidade estratégica" para uma reaproximação "urgente" entre os dois blocos. Empresas como a gigante de motores elétricos Weg já admitem a possibilidade de usar a sua fábrica em Portugal para contornar as tarifas e continuar a exportar para o mercado norte-americano, demonstrando a agilidade do setor privado na busca por soluções. O governo brasileiro, por sua vez, tenta mobilizar o tecido empresarial americano, alertando para o impacto que as sobretaxas teriam em produtos essenciais como café, sumo de laranja e petróleo.
Brasil Contesta Tarifas Americanas na OMC e Vê Oportunidade no Acordo UE-Mercosul
O Brasil reagiu formalmente à ameaça de tarifas de 50% sobre os seus produtos por parte dos Estados Unidos, apresentando uma queixa na Organização Mundial do Comércio (OMC). A diplomacia brasileira classificou as sobretaxas anunciadas por Donald Trump como "arbitrárias", enquanto o setor empresarial procura formas de mitigar os potenciais impactos económicos.



Artigos
4
No âmbito do Dia Mundial do Ovo, celebrado a 10 de outubro, e coincidindo com o Dia Mundial do Voluntariado da Elanco que foi realizado no dia 9 de outubro, o Grupo CAC e a Elanco colaboraram numa iniciativa solidária que visa reforçar a segurança alimentar em Portugal, doando 6.000 ovos ao Banco Alimentar. Esta […]

Mais de metade dos portugueses pretende comprar produtos alimentares típicos da quadra e prevê gastar 150 euros. O Natal continua a ser um momento em que a alimentação assume um papel central no orçamento das famílias portuguesas. De acordo com a 17.ª edição do estudo “Compras de Natal”, realizado pelo IPAM, 52% dos consumidores planeia […] Fonte: PT Jornal

A CEVA Logistics assinou um acordo para adquirir 100% do Fagioli Group, reforçando de forma decisiva as suas capacidades em heavy lift e project logistics. A operação enquadra-se numa sequência de aquisições recentes que evidenciam a estratégia da CEVA (integrada no grupo CMA CGM) de crescimento seletivo em geografias e serviços de elevado valor acrescentado. […] O conteúdo CEVA Logistics reforça project cargo com aquisição do Fagioli Group aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

O preço do ouro atingiu esta segunda-feira 4.383,76 dólares por onça, batendo o recorde de outubro, com os investidores a anteciparem novas descidas das taxas de juro pela Reserva Federal dos EUA (Fed) no próximo ano. Uma série de dados publicados na semana passada revelou um enfraquecimento do mercado de trabalho norte-americano e uma desaceleração […] O conteúdo Preço do ouro não para de bater recordes aparece primeiro em BOM DIA.







