No setor farmacêutico, a ameaça de taxas até 200% sobre medicamentos importados levou gigantes europeias e americanas com forte presença na Europa, como a Johnson & Johnson, Novartis e Roche, a anunciarem investimentos massivos em território norte-americano. A Novartis, por exemplo, confirmou um plano de 23 mil milhões de dólares para garantir que "todos os principais medicamentos da Novartis para doentes americanos sejam produzidos nos Estados Unidos". Da mesma forma, a multinacional brasileira Weg, fabricante de motores elétricos, admitiu publicamente que poderá usar a sua unidade industrial em Santo Tirso, Portugal, como plataforma para contornar as tarifas de 50% impostas aos produtos brasileiros. Esta estratégia de "nearshoring" ou "friend-shoring" ilustra como as empresas estão a adaptar-se a um ambiente comercial mais fragmentado, utilizando localizações estratégicas em países com acordos comerciais mais favoráveis para manter o acesso a mercados cruciais.
Empresas Adotam Estratégias de Relocalização para Evitar Tarifas Punitivas
A política de imposição de tarifas da administração Trump está a forçar uma reconfiguração das cadeias de abastecimento globais, com várias multinacionais a optarem por investir diretamente nos Estados Unidos para evitar taxas punitivas. Esta tendência é particularmente visível nos setores farmacêutico e industrial, onde a ameaça de tarifas elevadas funciona como um forte incentivo à produção local.



Artigos
3Economia
Ver mais
O Presidente da CCDR Algarve, I.P., José Apolinário, participou ontem na sessão de abertura da Algarve Tech Hub Summit, que decorre até

No próximo dia 21 de novembro, a ERSAR, através da sua Academia, vai estar na AHETA, em Albufeira, com uma ação de sensibilização destinada às

Na passada quinta-feira, a Skims anunciou a nomeação de Dawn Vitale para o cargo de diretora de Merchandising da marca norte-americana de roupa modeladora.

A marca de moda de luxo americana Carolina Herrera anunciou uma série de novas contratações para cargos de direção, abrangendo as áreas de marketing, comunicação e relações com celebridades e influencers.







