Recentemente, Trump descreveu a probabilidade de um acordo comercial com a União Europeia como sendo de "50-50", uma afirmação que, apesar de vaga, foi suficiente para influenciar o sentimento dos investidores. Ao mesmo tempo, celebrou o acordo com o Japão como "um acordo gigante", utilizando-o como exemplo da sua estratégia de usar as tarifas como uma ferramenta de negociação. Numa publicação, afirmou: "Abdicarei sempre de pontos tarifários se conseguir que os grandes países abram os mercados aos Estados Unidos. Outro grande poder das tarifas. Sem elas, seria impossível conseguir que os países se abrissem". Esta abordagem transacional, que troca acesso ao mercado americano por concessões noutras áreas, como investimento ou abertura de mercados internos, tornou-se a marca da sua política comercial. A sua administração tem vindo a fechar acordos bilaterais com vários países, como o Reino Unido, Vietname e Filipinas, contornando as estruturas multilaterais e aumentando a pressão sobre os blocos que ainda negoceiam, como a UE.
Retórica de Trump Dita o Ritmo das Tensões Comerciais
A retórica e as decisões do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continuam a ser o principal motor das tensões comerciais globais, com os seus anúncios e ameaças a gerarem volatilidade nos mercados e a forçarem reações por parte dos parceiros comerciais. As suas declarações, frequentemente feitas através da sua rede social Truth Social, definem a agenda e a perceção de risco a nível internacional.



Artigos
4Economia
Ver mais
O Presidente da CCDR Algarve, I.P., José Apolinário, participou ontem na sessão de abertura da Algarve Tech Hub Summit, que decorre até

No próximo dia 21 de novembro, a ERSAR, através da sua Academia, vai estar na AHETA, em Albufeira, com uma ação de sensibilização destinada às

Na passada quinta-feira, a Skims anunciou a nomeação de Dawn Vitale para o cargo de diretora de Merchandising da marca norte-americana de roupa modeladora.

A marca de moda de luxo americana Carolina Herrera anunciou uma série de novas contratações para cargos de direção, abrangendo as áreas de marketing, comunicação e relações com celebridades e influencers.







