Recentemente, Trump descreveu a probabilidade de um acordo comercial com a União Europeia como sendo de "50-50", uma afirmação que, apesar de vaga, foi suficiente para influenciar o sentimento dos investidores. Ao mesmo tempo, celebrou o acordo com o Japão como "um acordo gigante", utilizando-o como exemplo da sua estratégia de usar as tarifas como uma ferramenta de negociação. Numa publicação, afirmou: "Abdicarei sempre de pontos tarifários se conseguir que os grandes países abram os mercados aos Estados Unidos. Outro grande poder das tarifas. Sem elas, seria impossível conseguir que os países se abrissem". Esta abordagem transacional, que troca acesso ao mercado americano por concessões noutras áreas, como investimento ou abertura de mercados internos, tornou-se a marca da sua política comercial. A sua administração tem vindo a fechar acordos bilaterais com vários países, como o Reino Unido, Vietname e Filipinas, contornando as estruturas multilaterais e aumentando a pressão sobre os blocos que ainda negoceiam, como a UE.
Retórica de Trump Dita o Ritmo das Tensões Comerciais
A retórica e as decisões do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continuam a ser o principal motor das tensões comerciais globais, com os seus anúncios e ameaças a gerarem volatilidade nos mercados e a forçarem reações por parte dos parceiros comerciais. As suas declarações, frequentemente feitas através da sua rede social Truth Social, definem a agenda e a perceção de risco a nível internacional.



Artigos
4
No âmbito do Dia Mundial do Ovo, celebrado a 10 de outubro, e coincidindo com o Dia Mundial do Voluntariado da Elanco que foi realizado no dia 9 de outubro, o Grupo CAC e a Elanco colaboraram numa iniciativa solidária que visa reforçar a segurança alimentar em Portugal, doando 6.000 ovos ao Banco Alimentar. Esta […]

Mais de metade dos portugueses pretende comprar produtos alimentares típicos da quadra e prevê gastar 150 euros. O Natal continua a ser um momento em que a alimentação assume um papel central no orçamento das famílias portuguesas. De acordo com a 17.ª edição do estudo “Compras de Natal”, realizado pelo IPAM, 52% dos consumidores planeia […] Fonte: PT Jornal

A CEVA Logistics assinou um acordo para adquirir 100% do Fagioli Group, reforçando de forma decisiva as suas capacidades em heavy lift e project logistics. A operação enquadra-se numa sequência de aquisições recentes que evidenciam a estratégia da CEVA (integrada no grupo CMA CGM) de crescimento seletivo em geografias e serviços de elevado valor acrescentado. […] O conteúdo CEVA Logistics reforça project cargo com aquisição do Fagioli Group aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

O preço do ouro atingiu esta segunda-feira 4.383,76 dólares por onça, batendo o recorde de outubro, com os investidores a anteciparem novas descidas das taxas de juro pela Reserva Federal dos EUA (Fed) no próximo ano. Uma série de dados publicados na semana passada revelou um enfraquecimento do mercado de trabalho norte-americano e uma desaceleração […] O conteúdo Preço do ouro não para de bater recordes aparece primeiro em BOM DIA.







