A semana foi marcada por um "diálogo intenso" entre Bruxelas e Washington, com vista a evitar uma escalada na guerra comercial. Fontes diplomáticas indicam que um acordo está "próximo", prevendo uma tarifa de 15% sobre a maioria dos produtos europeus, com isenções para setores como a aeronáutica, bebidas espirituosas e alguns medicamentos. Este entendimento seria semelhante ao já alcançado com o Japão e representaria um alívio face à ameaça do Presidente Donald Trump de impor taxas de 30% a partir de 1 de agosto. O próprio Trump admitiu haver uma probabilidade de "50-50" de se chegar a um acordo, que classificou como potencialmente "o maior de todos". No entanto, a incerteza levou a UE a adotar formalmente um pacote de contramedidas no valor de 93 mil milhões de euros, que entrará em vigor a 7 de agosto se as negociações falharem. A presidente do BCE, Christine Lagarde, apelou a uma resolução rápida, afirmando que "quanto mais cedo esta incerteza comercial for resolvida [...], com menos incerteza teremos de lidar, e isso seria bem recebido por qualquer agente económico, incluindo nós próprios". A situação levou o BCE a manter as taxas de juro, numa pausa justificada pelo "ambiente tarifário e geopolítico internacional". A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deverá reunir-se com Donald Trump na Escócia este fim de semana para tentar selar um compromisso.
UE e EUA em negociações intensas para acordo tarifário antes do prazo de 1 de agosto
As negociações comerciais entre a União Europeia e os Estados Unidos intensificaram-se, com a aproximação do prazo de 1 de agosto para a imposição de novas tarifas por Washington a dominar a agenda económica e política. A possibilidade de um acordo que estabeleça uma taxa base de 15% está em cima da mesa, mas a UE prepara-se para retaliar caso as conversações falhem.



Artigos
5Economia
Ver mais
O Presidente da CCDR Algarve, I.P., José Apolinário, participou ontem na sessão de abertura da Algarve Tech Hub Summit, que decorre até

No próximo dia 21 de novembro, a ERSAR, através da sua Academia, vai estar na AHETA, em Albufeira, com uma ação de sensibilização destinada às

Na passada quinta-feira, a Skims anunciou a nomeação de Dawn Vitale para o cargo de diretora de Merchandising da marca norte-americana de roupa modeladora.

A marca de moda de luxo americana Carolina Herrera anunciou uma série de novas contratações para cargos de direção, abrangendo as áreas de marketing, comunicação e relações com celebridades e influencers.







