A construtora automóvel alemã anunciou uma quebra de 36,6% no lucro líquido atribuível no primeiro semestre, para 4,005 mil milhões de euros, atribuindo diretamente os resultados aos custos de reestruturação e aos investimentos para cumprir metas de CO2, bem como ao impacto da política protecionista de Donald Trump. A empresa quantificou o custo das tarifas sobre os seus automóveis nos EUA em aproximadamente 1,3 mil milhões de euros. Como consequência, o grupo reviu em baixa as suas previsões de rentabilidade e faturação para o ano, apontando os maus resultados da Porsche e da Audi, cujos lucros operacionais caíram 71,3% e 45%, respetivamente. O CEO do grupo, Oliver Blume, afirmou que a Volkswagen manteve a sua posição "num ambiente extremamente desafiador" e que a empresa precisa de "acelerar os esforços de redução de custos". A empresa espera agora que a sua margem de lucro operacional para 2025 se situe entre 4% e 5%, abaixo da previsão anterior de 5,5% a 6,5%, assumindo que as tarifas se manterão nos níveis atuais. A Volkswagen manifestou ainda a esperança de conseguir um acordo em separado com a Casa Branca que implique uma tarifa inferior a 15%.
Tarifas dos EUA custam 1,3 mil milhões de euros à Volkswagen e forçam revisão de metas
O Grupo Volkswagen revelou o pesado impacto financeiro da política tarifária dos EUA, que custou à empresa cerca de 1,3 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2025. Esta pressão externa obrigou a fabricante alemã a rever em baixa as suas previsões de rentabilidade e a acelerar os seus planos de reestruturação.



Artigos
5
No âmbito do Dia Mundial do Ovo, celebrado a 10 de outubro, e coincidindo com o Dia Mundial do Voluntariado da Elanco que foi realizado no dia 9 de outubro, o Grupo CAC e a Elanco colaboraram numa iniciativa solidária que visa reforçar a segurança alimentar em Portugal, doando 6.000 ovos ao Banco Alimentar. Esta […]

Mais de metade dos portugueses pretende comprar produtos alimentares típicos da quadra e prevê gastar 150 euros. O Natal continua a ser um momento em que a alimentação assume um papel central no orçamento das famílias portuguesas. De acordo com a 17.ª edição do estudo “Compras de Natal”, realizado pelo IPAM, 52% dos consumidores planeia […] Fonte: PT Jornal

A CEVA Logistics assinou um acordo para adquirir 100% do Fagioli Group, reforçando de forma decisiva as suas capacidades em heavy lift e project logistics. A operação enquadra-se numa sequência de aquisições recentes que evidenciam a estratégia da CEVA (integrada no grupo CMA CGM) de crescimento seletivo em geografias e serviços de elevado valor acrescentado. […] O conteúdo CEVA Logistics reforça project cargo com aquisição do Fagioli Group aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

O preço do ouro atingiu esta segunda-feira 4.383,76 dólares por onça, batendo o recorde de outubro, com os investidores a anteciparem novas descidas das taxas de juro pela Reserva Federal dos EUA (Fed) no próximo ano. Uma série de dados publicados na semana passada revelou um enfraquecimento do mercado de trabalho norte-americano e uma desaceleração […] O conteúdo Preço do ouro não para de bater recordes aparece primeiro em BOM DIA.







